domingo, 20 de março de 2011

Qual a diferença entre o Amor e a Paixão?


 Bem queridos, fiquei um bom tempo sem fazer posts, entretanto foi um tempo de boas leituras e reflexões.
Pensando sobre vida sentimental, duas coisas que são parecidas e ao mesmo tempo são totalmente distintas em sua essência, são o amor e a paixão. Então qual a diferença entre elas?

Estamos longe de  esgotar o assunto, mas suscitamente, colocarei uma citação e farei uma conclusão.
Segundo o Terapeuta Familiar Josué Gonçalves:
Para saber qual a diferença entre Amor Paixão, basta fazer uma leitura cuidadosa de 1Co 13.1-8. Ao descrever sobre as características do verdadeiro amor, o apóstolo Paulo diz:
  • "O amor é paciente" - Sabe esperar, a paixão é sempre precipitada.
  • "O amor não arde em ciúmes" - Confia no companheiro(a). A paixão, os apaixonados são doentes de ciúmes.
  • "O amor não se conduz incovenientemente" - Sabe se comportar respeitando princípios. A paixão fere princípios para satisfazer desejos muitas vezes fora de controle.
  • "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba..." O amor, do qual Paulo fala, é o sentimento que vai amadurecendo com o passar do tempo. A Paixão é passageira e quando termina, quase sempre se transforma em ódio.
(Gonçalves, Josué. 101 Erros que os Namorados Não Podem Cometer. São Paulo: Mensagem para todos, 2002. p.81)

Há pessoas que vivem de paixões a paixões, seguem um enganoso coração, o qual é vacilante, cacterísticas de pessoas instáveis, a paixão é  acompanhanda de um sentimento de posse. Quem ama, não exige algo em troca, o amor não é egoísta, antes pensa no outro, e, o simples fato de ver a outra pessoa feliz já alegra o seu coração. E se quem ama pensa no outro, então este sendo cristão, ele quer ve-lo cumprindo a vontade de Deus. Entretanto a paixão exige exclusividade, é egoísta, "se não estiver comigo não quero que seja feliz com ninguém..." Enquanto isso o que ama, alegra-se com a felicidade do outro, independente de com quem esta está.
A paixão é puramente sentimental, o amor é essencialmente racional - porém associado a um puro sentimento idescritivel. 
A paixão, geralmente tem um início avassalador e um final triste."O amor jamais acaba, não perece" (1Co 13.8), talvez por ele ser um dom de Deus, e por partir de uma decisão, ou seja, você decide amar aquela pessoa.

Eu concluiria dizendo que a Paixão é uma atração Física e o Amor é uma atração na Alma. (E essa é frase é minha, rs)

Obedecer é sempre o melhor caminho, o mandamento é amar, o meu desafio é amar, não só Àquela que o Senhor tem preparado, mas  também aqueles que possam não gostar de mim!
No amor de Cristo,
Well 

8 comentários:

nazare viana souza disse...

Adorei o comentário,eu sei muito bem o que é isso pois já vivi algumas paixões,mas pela glória de Deus fui resgatada e hoje espero em Deus.Que Deus continue abençoando a sua vida.

Anônimo disse...

"o Amor é uma atração na Alma". Acho que nunca tinha parado para pensar nisso. Muito interessante o seu blog. Poderia fazer mais publicações, tão abençoadas como estas. Graça e paz.

Sâmella.

Wellington Guimarães disse...

Oi Sâmella, fico feliz por seu comentário. Pretendo escrever mais vezes, é que por menor que seja, mergulho profundamente no texto... E além da inspiração, precisa-se de tempo. Atenciosamente, Wellington

Anônimo disse...

OTIMO, É MUITO PROFUNDO E CLARO AO MESMO TEMPO, VC É ESPIRADO POR DEUS MEU AMADO, CONTINUI ASSIM FICA NA PAZ DE DEUS...

Robsantos777 disse...

É engraçado ver a quantidade de louvores em que a pessoa diz estar apaixonado por Deus, e são cantores famosos como Aline Barros, Ana Paula Valadão e outros, erramos por não conhecer as escrituras.Amarás ao seu Deus, e não paixão Deus não quer esse sentimento, lembrando que Deus quer o melhor e o melhor é o Amor, parabéns pelo texto espero que todos leiam pra que abram o entendimento.

Unknown disse...

Amei pois muitos confunde paixão com amor

Unknown disse...

Amei pois muitos confunde paixão com amor...

Wellington Guimarães disse...

Que bom, pessoal, fico feliz, que com um texto antigo tem surtido resultados ainda hoje.